sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Santuário de Fátima 12 e 13 de Outubro de 2012

Peregrinação Internacional Aniversaria
12 e 13 de Outubro de 2012


"Recebestes de graça, dai de graça" (Mt 10, 8)


Conferência de Imprensa


Reitor do Santuário de Fátima, pe. Carlos Cabecinhas, bispo de Leiria-Fátima D. António Marto, cardeal Patriarca de Lisboa e Presidente da Peregrinação D. José Policarpo, e o Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Rcom/Rádio Renascença, cónego João Aguiar.



D. António Marto alertou que o projeto europeu «está abalado» nos seus fundamentos e «ameaçado em desfazer-se em ruínas».
O bispo de Leiria-Fátima considerou, hoje, em Fátima, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional aniversaria de Outubro que “está na hora de relançar o concílio para as novas gerações que não o conheceram”.
D. António Marto sublinhou que o Bento XVI “não quis que a celebração dos 50 anos da abertura do II Concílio do Vaticano se reduzisse uma efeméride de um dia, nem a um acontecimento meramente mediático”.
A igreja, com o Concílio, reencontrou a capacidade de realizar um “passo positivo nos novos tempos” com as “fontes primeiras, mais puras e frescas”, adiantou D. António Marto e acrescenta também que através deste acontecimento eclesial confrontou-se “com o pensamento moderno”.
Ao citar o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, no Sínodo dos Bispos, a decorrer em Roma até 28 deste mês, o prelado de Leiria-Fátima salienta que “o concílio colocou em relevo a renovação da antropologia cristã”.
A peregrinação internacional aniversaria de Outubro, dias 12 e 13, será a também a celebração nacional do «Ano da Fé» em Portugal.

LFS
Fonte do texto: Agência Ecclesia - Fátima, Santarém, 12 Out 2012



O Reitor do Santuário de Fátima, o pe. Carlos Cabecinhas falou sobre a actualidade do santuário e apresentou o V Tomo da Documentação Critica de Fátima.


O presidente do Conselho de Gerência do Grupo RCom/Rádio Renascença, cónego João Aguiar, fez um balanço sobre o percurso da RR nestes 75 anos de existência.
Durante a eucaristia da vigília de 12 de Outubro, a Emissora Católica Portuguesa renovará a consagração a Nossa Senhora de Fátima.



O Cardeal Patriarca considera que "não se resolve nada contestando, indo para grandes manifestações". "Nem com uma revolução se resolveria", disse D. José Policarpo, em Fátima, depois de ter sido questionado sobre a situação política e os sucessivos protestos contra o Governo.

O Cardeal Patriarca lamenta que a democracia portuguesa esteja "na rua". "Uma coisa preocupante é que uma democracia que se define constitucionalmente como uma democracia representativa, onde as soluções alternativas têm sítio próprio para serem apresentadas, está na rua", começou por dizer a este propósito.

"Até que ponto construímos uma saúde democrática com a rua a dizer como se deve governar? Isso é perfeitamente fora da nossa constituição e da compreensão do nosso sistema democrático. O que está a acontecer é uma corrosão da harmonia democrática da nossa constituição e do nosso sistema constitucional."

Sobre a questão da austeridade, D. José Policarpo mostrou-se confiante quanto aos sacrifícios que têm sido pedidos aos portugueses.

"A reacção colectiva a este momento nacional dá a ideia de que a única coisa que se pretende é mudar, mudar o Governo. Meus queridos amigos, não sei se é esse o caminho, nem tenho opinião a esse respeito", referiu o Cardeal Patriarca, em Fátima. "Sejamos objectivos e tenhamos esperança, porque penso, e há sinais disso, que estes sacrifícios levarão a resultados positivos - não apenas para nós, mas para a Europa."

Em relação à situação social, D. José Policarpo prefere apontar para a obra da Igreja, em vez de ser "apenas mais uma voz"

"Não nos peçam que entremos nesta balbúrdia de opiniões que se tem ouvido em todo o lado. Não contem comigo para isso. Para já, não me sinto competente, não gostaria de ouvir a minha voz a ser mais uma apenas nesta confusão. Agora, a Igreja no seu todo tem estado a reagir numa linha que é a sua própria, que é a da atenção às pessoas." 

D. José Policarpo diz ainda que é no contexto da União Europeia que se deve procurar a solução para a crise. "É nesse sistema em que estamos inseridos, por pertencer à União Europeia, que as soluções têm de ser encontradas. Para muitos dos problemas, não há duas soluções - há só uma." 

O presidente da Conferência Episcopal foi ainda questionado sobre a possibilidade de a Igreja passar a pagar IMI, mas respondeu que isso é um assunto regulamentado pela Concordata, que não pode ser decidida por decreto administrativo.

Fonte do texto: Rádio Renascença


Início oficial da peregrinação, na Capelinha

Dia 12


Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos






 D. António Marto, 

saúda os peregrinos e faz a apresentação do tema da peregrinação.

Cónego João Aguiar Campos,
Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Rcom/Rádio Renascença.


 Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da cruz Policarpo,
 preside à peregrinação de 12 e 13 de Outubro.


 Pe. André Antunes Baptista,
dirige os comentários que inicia a peregrinação.

 D. José da Cruz Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa e presidente da peregrinação, dirigindo algumas palavras aos peregrinos presentes no recinto.

D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal

 Capelinha das Aparições

 Peregrina presente na Capelinha com imagens referentes à sua devoção.


Renovação da consagração da Rádio Renascença a Nossa Senhora de Fátima, pelo Cónego João Aguiar Campos, presidente do Conselho de Gerência do Grupo RCom/Rádio Renascença.

RENOVAÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DA RÁDIO RENASCENÇA 
AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA 

Senhora, na plenitude dos tempos  
a Palavra criadora de Deus  
foi acolhida no Teu seio  
e de Ti recebeu carne humana, 
Senhora, Mãe de Deus  
que Junto à Cruz de Teu Filho  
nos acolheste a todos ao Teu cuidado maternal, 
Senhora, Mãe dos homens  
que em Fátima nos convidas  
a sermos bons e justos, 
Ajuda-nos a consagrar o nosso trabalho,  
as nossas lutas e alegrias;  
ajuda-nos a servir todos os dias a Palavra que é Esperança. 
Senhora, aqui estamos de novo a Teus pés;  
desde a primeira hora Te entregámos a nossa Missão,  
nas Tuas mãos colocamos os nossos propósitos,  
ao Teu Coração consagramos a Rádio Renascença. 
Senhora, sê Tu o nosso auxílio e  
chegaremos um dia à Pátria celeste.  

Ámen

Bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha, seguindo-se a procissão das velas e missa no recinto
Dia 12




















Dia 13
Rosário na Capelinha, Procissão de Entrada, Missa no Recinto e Procissão do Adeus

















*As fotos desta galeria são da minha autoria e estão protegidas por lei. Respeite os direitos de autor e não as utilize sem autorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário