quarta-feira, 1 de junho de 2011

Procissão do Senhor dos Passos 2011 - Silvalde

Nosso Senhor dos Passos, devoção remonta à Idade Média 

A paróquia de Santiago de Silvalde, freguesia do concelho de Espinho, é rica em tradições, assim sendo as de cariz religioso são as mais presentes. 
A Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, existente há já muitos anos nesta paróquia que tem como patrono Santiago Apóstolo, mantém bem presente esta também já secular, tradição da Igreja Católica.

Breve história:
Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajecto percorrido por Jesus Cristo, desde a sua condenação, à morte no pretório até ao seu sepultamento, após ter sido crucificado no Cálvario.
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditações, ou estabelecendo capelas especiais nos templos
No século XVI  fixaram-se14 momentos principais deste trajecto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. 
Estes pontos principais são chamados de estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra. 
Esta invocação tornou-se muito popular em alguns países como Portugal e Brasil, dando origem a rica icnografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua procteção, e na Quaresma são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos ou do Encontro.


 















Paróquia de Santiago, da Freguesia de Silvalde, Concelho de Espinho, Distrito de Aveiro. Ano de 2011

Fotos de Hugo Viegas 
Texto: Hugo Viegas e recurso à Wikipédia

*As fotos desta galeria são da minha autoria e estão protegidas por lei. Respeite os direitos de autor e não as utilize sem autorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário